No último encontro do mês de Agosto, o grupo Calebe do Templo Maior, participou de uma palestra cujo tema foi AMIZADE

baseado no seguinte versículo:
“ Já vos não chamarei de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”  João 15:15

 

Quando falamos a palavra “ amigo” a imagem que nos vem à mente é de uma pessoa gentil, com quem podemos obter conselhos, partilhar as alegrias, nossos segredos, divertimo-nos etc.

Muitas vezes queremos encontrar verdadeiros amigos, mas na verdade precisamos de aprender a ser amigos primeiro para então encontrar pessoas certas.

A amizade na Bíblia é algo que demonstra muito o carácter da pessoa em questão. Há inúmeras pessoas interesseiras no mundo. São aquelas que estão à procura de oportunidades de se “saírem bem”. Estas constroem “amizades” com base naquilo que as pessoas podem oferecer. Mas a Bíblia, ensina-nos que “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:10

O verdadeiro amigo é aquele que está connosco principalmente na adversidade. Quando as coisas estão difíceis, ruins. Amizade é algo que se revela na atitude. O verdadeiro amigo importa-se sinceramente com a situação do outro.

E você, é amigo de alguém? É um ombro disponível nas horas certas? Quem pode contar com a sua companhia, com suas palavras de aconselhamento? É um amigo de verdade?

Estas foram as perguntas apresentadas aos presentes, para que reflectissem.

Sempre com o foco de ajudar os integrantes do grupo a manterem-se saudáveis, na oportunidade falamos sobre o nosso “segundo cérebro”, ou seja, o intestino e os cuidados a ter com o mesmo.

Esse cuidado começa com uma alimentação saudável com muitos vegetais, fibras, frutas, ingerir 2 litros de água por dia, assim como, fazer caminhadas.

É essencial também o cuidado com o nosso sistema respiratório, assim, todos fizeram exercícios respiratórios com o balão e irão faze-lo todos os dias em suas casas.

Praticar exercício físico trás grandes vantagens para a nossa saúde, como, fortalece os ossos e articulações, fortalece o sistema imunológico, combate a ansiedade, ajuda a controlar a glicémia, entre outros. Os integrantes do grupo Calebe do Templo Maior, não prescindem dos seus exercícios físicos e como tal participaram com toda a boa disposição e divertimento.

Mais uma vez os integrantes mostraram os seus talentos, com toque de acordeão, musicas e cantares fizeram a delicia de todos e de uma tarde muito agradável e divertida.