Monte Sinai: o monte que os demais montes invejam

Entenda a importância desse Lugar Sagrado, de acordo com a Bíblia

Certa vez, o rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo, compôs um salmo no qual ele exaltava o grande cuidado de Deus para com o Seu povo desde o Monte Sinai.

“Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para Sua habitação e o Senhor habitará nele eternamente.” Salmos 68:16

Em outras palavras, todos os demais montes da Terra invejam o Monte Sinai. Porque, foi ali que Deus desceu. É interessante notar que entre os lugares que estavam à disposição do Altíssimo, Ele escolheu o Sinai como Seu Altar natural, nos tempos bíblicos.

“Deus poderia ter falado com Moisés em qualquer lugar no Egito. Quando Moisés fugiu do Egito e foi para a terra de Midiã, justamente onde é a região do Sinai, Deus poderia ter falado com ele durante o percurso. Mas, não, Deus Se manifestou para Moisés no Sinai”, observou o Bispo Edir Macedo durante a programação “Entrelinhas”, realizada no dia 17 de novembro.

Um grande símbolo de Deus

Primeiramente, a impressionante aparência do Sinai estabelece uma bela metáfora sobre o poder manifestado no local. O  seu porte é grandioso: uma formação rochosa de granito com mais de 2 mil metros de altura. Uma materialização da grandeza do Altíssimo. Entretanto, a sua escalada não é fácil. Para chegar até a presença de Deus, a pessoa tem que se sacrificar.

Semelhantemente, o Sinai representa o saciar da sede de quem está aflito. Certa vez, o Altíssimo instruiu Moisés a tocar em uma rocha no Monte (também conhecido como Horebe). E dela fluíram águas para hidratar o povo hebreu (Êxodo 17:6). Nos dias de hoje, muitos estão como aquelas pessoas. Ou seja: cansados, castigados, abatidos e sedentos. Mas a água representa o Senhor que irá saciá-los.

Vale lembrar também que Elias recorreu ao Sinai quando a rainha Jezabel lhe ameaçou de morte. Depois de percorrer um longo trajeto, Elias falou com Deus neste Monte Santo. Ali, ele foi orientado sobre o que deveria ser feito (1 Reis 19). Desse modo, o Sinai também é um lugar de decisão para aqueles que manifestam a fé.

Sinai: um lugar de aliança com Deus

Quando buscamos a Palavra de Deus, compreendemos que o desejo do Senhor é fazer uma aliança com o Seu povo. E, por meio desse pacto, Ele deseja realizar grandes milagres.

“Então disse: Eis que Eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor.” Êxodo 34:10

Essa tem sido a fé da Fogueira Santa, que está ocorrendo em toda a Universal.

Preparação para a caminhada rumo ao Monte Sinai

Participe da jornada de fé rumo ao Sinai. Todas as noites, a partir das 22h, Bispos e Pastores estarão direto do Templo Maior, em Lisboa, fazendo a oração de concordância.

Você poderá acompanhar pela Rádio Record 107.7 FM ou pelo Facebook @igrejauniversalpt

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: universal.org