Mantenha a calma durante o isolamento com estas 7 estratégias

Habituados a viver num país soalheiro, são muitos os cidadãos ansiosos e stressados com a perspetiva de ficar em casa por tempo indeterminado. Se este é o seu caso, leia com atenção as sugestões que se seguem  

1. Mantenha as suas rotinas habituais

Dentro do possível, faça o que costumava fazer nos dias de antigamente. Levante-se à hora habitual, faça a sua higiene matinal, vista-se e faça as refeições a horas. Se for praticável, trabalhe a partir de casa.

2. Não tenha receio de pedir ajuda

Não entre em desespero nesta nova realidade. Procure acalmar-se e não tenha medo de pedir auxílio. Se o fizer, sentir-se-á mais tranquilo. Assegure-se que pede ajuda e que fala sobre o que o preocupa para se sentir seguro e confortável.

3. Mantenha o contacto com amigos e familiares

Somos seres sociais e necessitamos dessa sociabilidade para a nossa normalidade. Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento, o que ajuda a manter a calma.

4. Realize atividades de que gosta e relaxe

Aproveite o (maior) tempo livre para ler um livro, ouvir tranquilamente um disco e/ou (re)ver filmes, séries ou os seus programas de televisão favoritos. Envolva-se em atividades e tarefas que lhe deem prazer e tranquilidade, como é o caso da jardinagem.

5. Mantenha-se esperançoso e confiante

Apesar de as notícias serem alarmantes, também têm surgido informações sobre doentes infetados com o novo coronavírus que já se conseguiram curar, o que acaba por reacender a esperança. Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e limite a exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação durante esta fase de isolamento.

6. Aposte num estilo de vida saudável

Se tiver de ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável. Faça uma alimentação equilibrada, cumpra os períodos de sono e descanso adequados e mantenha a atividade física, que também o vai ajudar a relaxar. Por outro lado, também não fume e não consuma bebidas alcoólicas nem drogas na tentativa de lidar com as suas emoções.

7. Seja (mais) crítico em relação à informação

Lá por estar em isolamento forçado, também não precisa de virar as costas ao mundo. Procure estar atualizado sobre o que se passa, mas não acredite em tudo o que lê ou ouve e muito menos no que lhe aparece à frente através das redes sociais. Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e limite a exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação, como é o caso das que envolvem a atual pandemia de covid-19.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: lifestyle.sapo.pt