Já agradeceu a Deus hoje?

A gratidão pode aproximá-la do Altíssimo, além de trazer outros benefícios já comprovados pela ciência

Ser grata a Deus é reconhecer o quanto Ele já fez em sua vida, mesmo que você enfrente lutas e dificuldades. Se você rememorar sua história por alguns instantes encontrará razões para agradecer a Deus por Seu amor e cuidado. Você pode, por exemplo, ser grata porque um dia foi alcançada pela Palavra dEle, se converteu e deixou os maus caminhos e teve a chance de recomeçar. Se você tem um teto que a abriga, forças para trabalhar, uma família e ar em seus pulmões, certamente tem motivos para expressar sua gratidão. E, mesmo que lhe faltem algumas dessas coisas, há vida e você tem a seu alcance um Deus que ouve suas orações e está sempre pronto para socorrer quem O procura, o que já é suficiente para ser grata a Deus.

No entanto muitas de nós temos o hábito de expressar a Deus somente nossas petições e, assim, focamos no que ainda não alcançamos e não agradecemos o que já recebemos dEle. A gratidão é um exercício necessário para seguir na Fé e renovar a esperança. Sem ela, a tendência do ser humano é cair no pessimismo e nas murmurações.

A Bíblia ensina que devemos ser gratos em todos os momentos:

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5.18).

A gratidão é uma forma de louvar a Deus e se aproximar dEle pela obediência. Davi, por exemplo, mesmo em meio a guerras e perseguições, exerceu a gratidão para com o Altíssimo dando ordens à sua alma quando disse:

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmos 103.1-2).

Quem é grato é feliz e valoriza as bênçãos alcançadas. Em contrapartida, a ingratidão destrói a alegria, uma vez que a pessoa concentra a atenção apenas naquilo que não tem, o que gera grande descontentamento. Quem cultiva a gratidão é mais otimista e se sente melhor com a vida, segundo uma pesquisa realizada por dois psicólogos da Universidade da Califórnia e da Universidade de Miami, ambas dos Estados Unidos.

Os pesquisadores pediram que os participantes escrevessem frases a cada semana, concentrando-se em tópicos específicos. Um grupo escreveu sobre coisas que ocorreram durante a semana pelas quais era grato. As pessoas do segundo grupo escreveram sobre irritações ou coisas que as desagradaram. Já os participantes do terceiro grupo escreveram sobre eventos que os afetaram, sem a exigência de que fossem positivos ou negativos. Após dez semanas, aqueles que escreveram frases de gratidão estavam mais otimistas e se sentiam melhor com suas vidas. E não foi só isso: eles também se exercitaram mais e foram menos vezes a hospitais do que aqueles que se concentraram em problemas.

A gratidão foi tema de um programa de rádio de Viviane Freitas na Rede Aleluia. “Você sabia que quando você é grato a Deus você também se aproxima dEle? Mas quem é grato a Deus? Quem realmente valoriza a Deus? Aqueles que querem viver uma vida justa e reta diante de Deus são os que valorizam Deus e a Sua instrução”, disse.

Ela citou Noé e sua responsabilidade por ter sido escolhido pelo Altíssimo. “Deus deixou um casal de cada espécie de animal e ave dentro da arca por dias. E Noé tinha a função, dada por Deus, de alimentar esses seres. Você acha que cuidar de algo a pedido de Deus será enfadonho para você que quer agradar a Deus? Não, nunca, jamais. Pelo contrário, você passa a amar fazer isso”, afirmou.

Noé obedeceu a Deus em tudo e quando ouviu que podia sair da arca estava muito grato a Deus por Seu cuidado para com ele e sua família.

“A primeira coisa que Noé fez não foi edificar uma casa para morar, mas edificar um Altar ao Senhor. Quando somos gratos a Deus, oferecemos a Ele tudo aquilo que nos custa, tudo aquilo que vale a pena ‘perder’ para honrar a Deus”, completou.

Por isso, cara leitora, seja grata a Deus reconhecendo tudo o que já recebeu dEle. Celebre a alegria das bênçãos alcançadas. Afinal, uma vez que a pessoa entrega a vida a Deus, tudo o que Ele permite para ela é bom, até as provações, que a fazem exercer e amadurecer sua Fé. Siga dando graças!

Fonte: universal.org

Artigos relacionados