Humilhado para a Glória

O doente é humilhado por sua condição enferma;
O falido é humilhado por sua situação de miséria;
Os pais são humilhados pela má conduta dos filhos;
Os filhos são humilhados pela má conduta dos pais…

Enquanto o orgulho promove a desonra, a humildade precede a honra.

Mas, nem por isso o orgulho sai de moda. Desde os primeiros habitantes do planeta, o orgulho se faz presente.
Os presunçosos são os que mais pagam mico.
Ninguém é coisa alguma neste mundo.

A criatura humana só pode considerar-se alguma coisa se, e somente se, conhecer o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Para tanto é preciso ser humilde ou estar humilhado.

O conhecimento do Senhor é a única coisa que justifica a glória humana.

O resto é resto e com o tempo desaparece.

Não é sábio trilhar o caminho do orgulho, vaidade ou arrogância, sob pena de acabar na rua da amargura.

Aprender tal lição constitui-se enorme desafio que, por conta da natureza humana, cada um tem de aprender sozinho.

O único jeito de o ser humano reconhecer o máximo de sua insignificância é quando está em aperto.

Seja no aperto da área sentimental, da saúde debilitada, da área familiar ou econômica.

Nesse caso, todos chegam rapidinho ao fundo do poço da humilhação e vergonha.

Assim sendo, não há alternativa senão render-se à humildade.

Ao contrário do que se pensa, Deus não é responsável por nossas desventuras. Antes, nós mesmos colhemos os frutos do que semeamos. Colhemos hoje o que plantamos ontem; colheremos amanhã o que semeamos hoje.

Nossas desventuras são criadas por nós mesmos.

É verdade que Ele tem permitido chegarmos ao nosso fundo de poço. Poço individual.

É que a compaixão Divina tem deixado nossa natureza ensinar o caminho da humildade, já que, por conta do orgulho, não damos ouvidos à Sua Palavra.

A humilhação dos sofrimentos conduz a alma à humildade e, consequentemente, a honra. Isso se recorrermos ao Criador.

Um felizardo dessa lição reconheceu o sofrimento como porta de entrada da salvação e confessou:

Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse a Tua Palavra. Salmo 119.71

Porque assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu Sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o SENHOR. Jeremias 9.23-24

Fonte: Bispo Macedo