HELP NAS ESCOLAS – “DECIDE-TE A LUTAR POR TI!”

Em tempos de isolamento e num ano tão atípico, os casos de desequilíbrio emocional, a falta de confiança, o abandono do direito à vida e a capacidade de lutar pela mesma, são fatores cada vez mais presentes

Para lutar contra estas situações, o HELP, um projeto de intervenção social, está a chegar às escolas portuguesas. Dezenas de alunos já foram alcançados pelas palestras motivacionais do Projeto HELP. Uma iniciativa que visa prevenir e conscientizar os jovens acerca do seu valor combatendo, assim, o aumento de casos de suicídio, automutilação e pensamentos negativos que os jovens têm enfrentado.

“Não te julgo, te ajudo” – é um dos principais lemas deste projeto constituído por jovens voluntários. A maior parte deles, pessoas que já estiveram em situações de risco, com complexos de inferioridade e até pensamentos e tentativas de suicídio, mas que hoje relatam como superaram, sem julgar, pelo contrário, ajudando o próximo.

PALESTRAS NAS ESCOLAS

O Projeto Help, em dezembro, realizou palestras motivacionais nas salas de aula da Escola Profissional Almirante Reis, em Lisboa. Vários alunos estiveram presentes, numa apresentação feita por jovens, sensivelmente da mesma idade, deixando-os à vontade para esclarecer as suas dúvidas, participar, debater e, sobretudo, receber a principal mensagem: “Decide-te a lutar por ti!”.

Alguns dos alunos sensibilizaram-se com os exemplos dados e números apresentados sobre casos de automutilação, suicídio e depressão em Portugal. O aumento destes casos é claramente exponencial nesta altura da pandemia e muitos identificaram-se, não conseguindo conter as lágrimas.  Por sua vez, os voluntários do HELP mantiveram-se atentos, partilhando as suas experiências, com objetivo de apoiar e ajudar aqueles que estavam diante deles, com uma mensagem positiva. Em 2021, o projeto de intervenção nas escolas vai continuar a avançar, com o principal objetivo de alcançar cada vez mais jovens. O Projeto Help está aqui para ajudar!