Gripe matou 500 pessoas num só dia

Um dos vírus da gripe, o AH3, que se encontra em maior circulação este ano é muito agressivo, sobretudo para os mais idosos. Como consequência, no passado dia 14 de janeiro morreram 500 pessoas em Portugal, um dos dias com mais mortes registadas na última década. “Um dos vírus em circulação, o AH3, é historicamente mais agressivo, provoca época gripais mais intensas, com especial gravidade nos idosos”, explicou a diretora-geral da Saúde. Apesar de também afetar muitas crianças, “nessas idades é raro ser tão grave”, acrescentou ainda Graça Feitas.

A gripe manteve-se em fase de epidemia, mas em situação estável na segunda semana deste ano, com uma taxa de incidência de 48,8 por cada 100 mil habitantes. De acordo com o último relatório publicado pelo INSA, Portugal era, em conjunto com a Inglaterra, o país da Europa com o surto de gripe mais forte no início deste ano.

Dados do vacinómetro do fim de 2018 revelaram que desde 15 de outubro do ano passado tinham sido vacinados cerca de 1,3 milhões de idosos, ou seja, a vacina da gripe tinha sido administrada a 66% das pessoas com mais de 65 anos, mais 7% do que em igual período de 2017. Para além da vacinação, a DGS aconselha também a higienização das mãos, tossir ou espirrar apenas para um lenço descartável ou para o antebraço e, no caso de se estar infetado, manter o distanciamento social para evitar a propagação da doença.

Para além das prevenção e dos cuidados gerais com o bem-estar do seu corpo, venha fortalecer a sua saúde, através da sua fé inteligente colocada em prática, todas as terças-feiras participando na reunião realizada na Universal mais próxima de si, às 7h30, 10h, 15h e 20h.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: dn.pt

Artigos relacionados