FJU MEGA HELP – “Troca o desistir, pelo acreditar!”

O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo e Portugal não é exceção. Segundo um estudo recentemente divulgado, no país há uma média de três pessoas por dia que resolvem pôr fim à vida

O assunto é urgente e a luta não pode continuar a ser travada em silêncio. Mas, o que é o suicídio? É um assunto violento e, além da dor física, existe uma dor na alma, que normalmente é disputada no interior de quem a sofre, sem pronunciar uma palavra. Há sinais e sintomas que podem evidenciar um possível caso de suicídio, mas é necessário estar atento para conseguir ajudar. Não é tempo de lutar em silêncio, o grito na alma é ensurdecedor.

DADOS DISPARAM

Em Portugal, de acordo com um rácio, em média, três pessoas por dia põem termo à vida. O dado é assustador, mas agrava-se quando se fala dos números no mundo – a cada 40 segundos, uma pessoa decide desistir de viver (800 mil/ano). Em Portugal, o comportamento suicidário dos homens é três vezes superior ao das mulheres e uma em cada seis mortes de pessoas entre os 10 e os 29 anos é por suicídio. Na realidade, esta já é a principal causa de morte em crianças e jovens adultos no país, revelando uma preocupante tendência de aumento, que exige uma medida urgente de prevenção ao suicídio e de cuidado à saúde mental.

PROJETO HELP

A perda de um ente querido, ruturas, problemas financeiros ou legais, problemas de abuso de substâncias (drogas, álcool ou comprimidos), podem ser fatores de risco que indiciem uma necessidade de ajuda imediata para superar estes impasses. A ideia de estar sozinho é falsa! O apoio está mais perto do que imagina, só tem de reconhecer que há muito mais tempo para superar, dar a volta por cima, ser valente e corajoso, lutar pela vida e não desistir.

‘SETEMBRO AMARELO’

O Projeto Help, que conta com o apoio de voluntários, pessoas que viveram situações semelhantes e superaram, está disposto a ajudá-lo. O trabalho tem sido intenso ao longo de todo o ano e, especialmente, no mês de setembro, intitulado como “setembro amarelo”, que abraça a causa do combate e prevenção ao suicídio. Através da distribuição de cartas com mensagens impulsionadoras (mais de 60 mil em todo o país), eventos e transmissões online noturnas para chegar a casa daqueles que se isolam e fogem de uma vida que encaram como “cruel”.

MEGA HELP.

Em toda a Europa foi realizado o evento Mega Help, sob o lema – NÃO DESISTA, ACREDITE! Um evento com apresentações de dança, teatro, outras atrações, mas, sobretudo, com o intuído de apoiar pessoas que têm enfrentado uma grande dificuldade a nível da sua saúde mental. No “cantinho do desabafo”, a ajuda é dada de imediato, as vozes que são ignoradas e consideradas “loucas”, neste momento são as mais importantes, porque é ao quebrar o silêncio e ao tirar o grito da garganta que se volta a respirar.