Filiais estrangeiras geram mais riqueza em Portugal

Fonte de Imagem: Adobe Stock

As empresas estrangeiras empregam perto de 448 mil pessoas, ou seja, 15,2% dos trabalhadores em Portugal

No ano passado, as filiais francesas foram aquelas que geraram maior valor acrescentado bruto (VAB) em Portugal. O número total de filiais de empresas estrangeiras ronda as 6.455, registando uma subida de 0,5% face ao ano anterior e um aumento de riqueza criada de 5,3%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Espanha é o país com o maior número de sucursais no nosso país (23,4%), já em termos de VAB, o país predominante foi a França, com mais de cinco mil milhões de euros.

Em 2017, mais de 80% das filiais estrangeiras e mais de 78% do VAB gerado tiveram origem em empresas europeias, seguindo-se o continente americano, com 13,8% das filiais e 15,4% do VAB. Apenas três países  – França, Espanha e Alemanha – foram responsáveis por 54,5% do total do VAB gerado por filiais de empresas estrangeiras, valor que permanece inalterado face a 2016. Em termos de sociedades, estes três países detinham 48,5% do número de filiais estrangeiras a operar em Portugal.

O INE revelou ainda que as filiais de empresas estrangeiras foram mais produtivas do que as empresas nacionais em cerca de 18,1 mil euros. Sendo que a remuneração média mensal por pessoa ronda os 1.351 euros, contra os 943 euros que os trabalhadores ganham em média nas empresas nacionais.

Se as empresas estrangeiras têm vindo a reforçar a sua aposta em Portugal tal será sinónimo de maior empregabilidade para os portugueses e de uma esperança de relançamento para a economia nacional. Portanto, se neste momento está desempregado ou insatisfeito com o seu atual emprego, venha procurar uma direção para a sua vida profissional e financeira para este ano que agora está prestes a iniciar-se no Congresso para o Sucesso, pelas 20 horas, na Universal mais próxima de si.

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: eco.sapo.pt

Artigos relacionados