Filho dele? A esposa deve ajudar o marido a cuidar do filho dele?

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Simone pediu ajuda porque não sabe como lidar com o fato de ter que ajudar o marido a cuidar do filho que é fruto do primeiro casamento dele.
Segundo ela, a mãe do menino é alcoólatra. Por isso, a criança está sob os cuidados do pai e mora com o casal. Simone, contudo, não acha certo ter que assumir uma responsabilidade que, em sua visão, não é dela, mas apenas do pai da criança. Além disso, ela diz que o marido a critica toda vez que ela se propõe a fazer algo e não gosta quando ela chama a atenção do garoto. Ela afirma que a situação está ficando insustentável.

SIMONE – Sou casada e meu marido tem um filho do primeiro casamento. A guarda é compartilhada, mas a mãe do menino não quer ficar com ele. Ela não tem responsabilidade e é alcoólatra. Por isso, meu marido quer que eu assuma algumas responsabilidades para ajudar a cuidar do filho dele. Quando me proponho a fazer algo, sou criticada, ou seja, meu marido não aceita que eu chame a atenção da criança para ensiná-la. A responsabilidade com este filho não é obrigação do meu marido? Ele quer jogar a responsabilidade para cima de mim. O que é certo? O menino tem mãe e a situação está ficando insuportável. Estamos brigando muito.

CRISTIANE – Você pode olhar essa situação de duas maneiras. A primeira é que você se casou com ele sabendo que ele tinha um filho. Claro que ele nunca deixará de ser pai. Agora a criança tem que morar com o pai. A segunda é que você tem o privilégio de fazer parte da vida do filho dele, uma vez que é uma pessoa muito importante na vida do seu marido. Sua situação difere da de outras mulheres que o filho do marido mora com a mãe e elas nunca participam da educação da criança. No caso delas, o marido tem de ir à casa da ex-mulher para ver o filho. Você, ao contrário, tem a criança em casa e seu marido confiou em você para cuidar dela como mãe. Você quer disciplinar essa criança, mas ainda não se sintonizou em ser mãe dela. Você fala da criança como se não fosse sua. A maneira como fala dela mostra que você ainda não percebeu a sua responsabilidade.

RENATO – Simone, você é egoísta. Você está falando como uma pessoa que só pensa em si mesma. Você não está pensando no seu marido ou no filho dele, que deveria enxergar como seu também. Imagine que esse menino passou pelo divórcio dos pais e tem que ver o pai casado com outra mulher que o rejeita. Ele ainda tem que ver a mãe alcoólatra. Você não percebe que a pessoa mais carente é essa criança? Parece que você só está preocupada consigo mesma. Quando você se casa com alguém que tem filhos de outra relação, tem que considerar que as coisas mudam, por mais que o acordo tenha sido se casar e viver a vida ou que o combinado é que os filhos do primeiro casamento fiquem com a mãe ou com o pai. Se a a mãe do filho de seu marido morrer, por exemplo, quem você julga que assumiria a criança? Se você se casa com um homem que tem filhos pequenos e esses filhos estão com a mãe, você tem que considerar que é possível que algo aconteça um dia e eles precisem morar com o pai. Se você, como a nova esposa desse homem, não está preparada para amar o filho dele, então não se case. Você fará esse homem infeliz e as crianças muito mais. Se você não quer filhos de outro relacionamento em sua casa, então se case com uma pessoa solteira que não tenha filhos. Quando você se casa com alguém que tem um filho, você está assumindo essa responsabilidade. Então, não maltrate a criança nem fique de má vontade, porque você já sabia disso quando entrou no relacionamento.

CRISTIANE – Essa situação de disciplinar o filho dele é muito sensível. Você não pode pensar que a criança vai aceitar tudo logo de cara. A criança percebe que você não gosta dela. Você não a conquistou. Conquiste essa criança como filho e ela vai respeitá-la. Se você tentar discipliná-la da maneira como olha para ela agora, será uma madrasta ruim. Eu creio que não é isso que você quer.

RENATO – Trabalhe para tratar esse menino com paciência e como se fosse seu filho. Você não deve estressar seu marido. Você tem que ser a solução e não mais um problema.

Artigos Relacionados

Terapia do Amor

The Love School

Casamento Blindado

Namoro Blindado

2022-04-26T16:16:03+01:00

Este artigo lhe ajudou? Então compartilhe!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar