O primeiro amor

Muitas pessoas estão desigrejadas. Elas creem em Jesus, mas não estão em nenhuma igreja. São cristãs afastadas e estão frias e outras são mornas. E há aquelas que fazem a Obra de Deus e são leais, fiéis ao seu trabalho e dedicadas à pregação do Evangelho.

Em Apocalipse 2.2-3 está escrito que Jesus envia uma mensagem à Igreja de Éfeso: “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes suportar os maus, e puseste à prova os que se dizem apóstolos, e não o são, e os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste”. Aqui, Ele se dirige aos que servem a Deus e elogia o trabalho de ganhar almas deles, mas o que chama atenção nessa carta é que o Próprio Senhor Jesus diz, no versículo 4: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. Ele aponta o dedo na ferida de muitos que estão fazendo a Obra de Deus, pregando a Palavra dEle, sem cansar e sem cessar, e que se esqueceram do seu relacionamento com o Senhor Jesus. E aí está o perigo: hoje, muitos que também já trabalharam incansavelmente pela Obra de Deus, se esfriaram na fé com o passar do tempo, a ponto de deixarem o primeiro amor.

É preciso entender que a pessoa não se esfria “do nada”, mas pela falta da intimidade com Deus. Em Marcos 8.36 está escrito: “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma?” Ou seja, não adianta fazer a Obra de Deus sem ser a Obra de Deus: primeiro, é preciso ser para, assim, fazer.