Este é o início de 90% dos problemas

Médicos americanos descobrem a origem de 90 por cento dos problemas dos seus pacientes…

O número é significativo e por isso impressiona. A descoberta foi realizada por médicos norte-americanos, ao analisarem o comportamento dos seus pacientes crónicos, ou seja, aquelas pessoas que têm doenças para as quais não existe cura ou uma terapêutica definitiva. O que acontece é que estes pacientes vão passando de um sintoma para outro, mas estão sempre doentes.

Ora bem, o sintoma que os médicos descobriram ser comum a 90 por cento dos pacientes é, precisamente, o medo. A realidade é que os médicos chegaram à conclusão que o problema dos seus pacientes não começou com uma dor no peito ou uma dor de cabeça… nada disso, o primeiro sintoma de 9 em cada 10 pacientes foi o medo.

Esta é a opinião de um corpo cada vez maior de especialistas da medicina, nomeadamente, sobre as doenças psicossomáticas, ou seja, as que têm sintomas físicos, mas têm origem emocional. E que medo é este? O medo de perder o emprego; da velhice, de casar; de ser traído; de não conseguir pagar as contas… estes medos, tão comuns ao ser humano, mais cedo ou mais tarde, manifestam-se através de algum sintoma clínico. Ou seja, a conclusão é que o medo é o maior gerador de doenças.

Era o medo que dominava não só a vida de Jacinta Ribeiro, como a de toda a sua família. Primeiro vieram os ruídos, depois as audições de vozes e as picadelas no corpo, até que as doenças físicas se começaram a manifestar. Para obter o resultado desejado, Jacinta sabia que apenas existia uma única forma de o combater.