Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovem) recebe doação da IURD

Foram mais de 2.200 os produtos de higiene doados e entregues pessoalmente pela Igreja Universal do Reino de Deus ao Estabelecimento Prisional de Leiria

Foi no ano de 1946 que foi construída, na Quinta do Lagar d’El Rei, em Leiria, uma “Prisão Escola”, integrada no grupo das “Cadeias Especiais” e destinada a receber reclusos com idade inferior a 21 anos de idade que pudessem obter um tratamento diferenciado, “privilegiando uma ação educativa intensa e afastada dos delinquentes mais velhos”.

Ainda nos dias atuais, o Estabelecimento Prisional de Leiria continua a destinar-se ao internamento de reclusos jovens adultos, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, com possibilidade de permanência até aos 25 anos. Devido a este facto, os principais investimentos realizados neste EP foram nas áreas do ensino e da formação profissional, tendo sido construídos uma “escola” em edifício próprio e um pavilhão para a formação profissional.

Atualmente, este Estabelecimento Prisional com características tão singulares, conta com uma população geral que ascende aos cerca de 350 reclusos, sendo que a Universal Nas Prisões acompanha mais de três dezenas destes reclusos no local, os quais, inclusivamente, participam nas reuniões realizadas pela IURD naquele recinto. Deste grupo de reclusos, alguns acabaram por ser libertados em virtude da pandemia que tem afetado o mundo em geral, nomeadamente, a sociedade portuguesa.

Como tem acontecido um pouco por todo o país, em decorrência desta verdadeira crise pandémica, vários cidadãos, empresas e até instituições viram-se a braços com a necessidade de suprir carências primárias, sem terem meios para o fazer. Desta feita, para ajudar a colmatar as necessidades básicas dos reclusos, a Direção deste EP, na pessoa da sua Diretora-Adjunta, apelou para que fossem doados, primariamente, produtos de higiene, solicitação à qual a IURD prontamente atendeu.

A saída foi efetuada a partir das instalações do Templo Maior em direção a Leiria, com a carrinha repleta dos produtos de higiene pessoal destinados à doação. O Bispo Filipe Santos, que acompanhou todo o processo, deu uma mensagem especial a todos os colaboradores que participaram. A receção por parte dos funcionários do Estabelecimento Prisional foi muito positiva, tendo-se mostrado gratos pelos produtos doados e pela boa hora em que os mesmos chegaram.