Emissora de TV que atacou Universal perde mais de 30 por cento dos telespectadores

Em apenas 8 meses, média de audiência da TVI cai para o pior índice em 21 anos

A rede de televisão portuguesa TVI perde mais telespectadores a cada dia. A informação é do medidor de audiência de Portugal GfK e foi publicada pelo jornal Correio da Manhã.

De acordo com a publicação, entre janeiro e agosto de 2019 a TVI perdeu um terço da sua audiência. Ou seja, cerca de 125 mil pessoas. Atualmente, a média de share da emissora é de apenas 12,8%. Isso significa que, a cada 100 pessoas que ligam a televisão, apenas 12 escolhem a emissora. Esse é o número mais baixo da TVI desde 1998.

Por que isso estaria acontecendo?

É impossível definir os motivos que têm levado a TVI a perder tanta audiência em tão pouco tempo. Entretanto, também é impossível relevar o fato de que a TVI perdeu diversas ações judiciais nos últimos meses. E isso, certamente, coloca em xeque a credibilidade da empresa.

No início de setembro de 2019, por exemplo, o “Jornal das 8” foi obrigado pela Justiça a publicar um direito de resposta da Universal. Isso após o telejornal mentir sobre a igreja, acusando-a de desviar as contribuições dos fiéis.

Além desse caso, tanto a TVI quanto a jornalista Alexandra Borges respondem na Justiça após transmitirem uma série de reportagens caluniosas contra a Universal. Na ocasião a Justiça de Portugal abriu investigação contra a Universal e chegou à conclusão de que a igreja jamais cometeu qualquer crime. Era mentira da TVI.

Inclusive, o jornal de maior circulação em Portugal destacou em suas páginas a campanha de fakes news que a TVI moveu contra a Universal, visando prejudicar a igreja e seus membros.

Todas as mentiras devidamente esclarecidas, a emissora de TV agora amarga uma das maiores baixas de audiência da sua história. Até mesmo o diretor de programação do canal foi substituído, na tentativa de reaver o prestígio anterior.

Será que a queda na audiência tem relação com a perda de credibilidade da empresa?

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: universal.org