Cuidado com as palavras

A linguagem de quem é da fé difere da de quem não é.

A pessoa que não vive pela fé fala coisas tolas e sem proveito. Ela joga conversa fora, se alimenta de notícias e se enche de preocupações. Ela reclama do clima, do trânsito, da empresa, do patrão e sua fala é marcada por palavrões, acusações e xingamento, porque dentro dela há raiva. Além disso, a fala de quem não vive pela fé é marcada pelo materialismo. A pessoa exalta a importância das coisas e é consumista. Ela é tomada por sentimentos malignos e tudo isso é despejado pela sua boca.

Jesus disse: “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34). As palavras são pensamentos materializados. Enquanto há apenas o pensamento, é mais fácil mudá-lo, mas, quando o falamos, o pensamento se torna algo material, algo que você tem que tomar uma atitude a respeito. Por isso, cuide para que você não fale coisas que destroem você ou as pessoas que o ouvem. A pessoa que vive pela fé em Deus naturalmente tem seus pensamentos ocupados por Ele e por Sua Palavra. A linguagem de quem é da fé é marcada por uma diretriz que vem do Alto. Essa pessoa só fala se for melhorar o silêncio e procura não falar demais nem falar bobagens. Ela é seletiva, pois sabe que não existem palavras sem efeito, e transmite aos outros fé, esperança, certeza

Veja o exemplo de linguagem de quem é da fé: quando Abraão levou Isaque ao monte Moriá para sacrificá-lo a Deus, o menino perguntou ao pai sobre o cordeiro do sacrifício. Abraão lhe respondeu que Deus iria providenciá-lo, mas ele sabia que o cordeiro era seu filho. Quando chegaram ao monte, Abraão disse para os seus servos esperarem, que eles iriam adorar a Deus e logo voltariam. Ele tinha certeza que ambos voltariam. Outro exemplo: quando Jesus estava na casa de Jairo, todos estavam chorando por conta da filha dele que tinha falecido e Jesus disse: “ela dorme”.

Portanto, se você é da fé, se atente a suas palavras, na forma que você fala e até no que você não fala. As palavras são um reflexo do espírito que habita em você.

Artigos relacionados