Consciencialização do “Não à Violência” contra o Sénior

Tão grave quanto o agredir, é o silenciar

Criado em 2006, o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado a 15 de junho, mas foi recentemente que o Grupo Calebe Universal em Portugal fez uma palestra de alerta para este flagelo

Para compreendermos melhor a violência contra os idosos, todos temos de refletir o que aconteceu na nossa sociedade, que hoje desrespeita o idoso, que não tem uma voz ativa, carinho, atenção, o respeito pelo conhecimento… porque envelhecer é aprendizagem, maturidade. Ser um idoso não é um mérito, mas sim, um título”. Foi com estas palavras que a Jurista Patrícia Santos deu início à palestra no Grupo Calebe do Templo Maior.

CONVIÊNCIA

Mas, pior do que o crime, é aquele que silencia, é aquele que é conivente. A pessoa que está a assistir a uma agressão, ou tem informação dessa agressão, ela é criminosa tanto quanto o agressor, porque foi conivente. Isso, infelizmente, na maior parte das vezes, acontece dentro do próprio lar, onde a vítima deveria sentir-se segura, amada e respeitada. A violência ao idoso é crime punido de 1 ano a 10 anos de prisão.

Artigos relacionados