Conheça o início da Universal nas Filipinas

Com uma população de mais de 105 milhões de habitantes, as Filipinas são o sétimo país mais populoso da Ásia e o 12º mais populoso do mundo. Formado por um conjunto de ilhas, ele já esteve no auge da economia asiática, mas no momento enfrenta problemas econômicos e sociais, como falta de saneamento básico e saúde carente.

As chuvas, tufões e enchentes também são fenômenos naturais comuns que castigam a população, deixando até cidades inteiras embaixo d’água, dependendo da intensidade.

Um exemplo foi o tufão que arrasou o país em 2009, fazendo chover em poucas horas o volume previsto para um mês inteiro. Milhares de pessoas morreram e outras milhões ficaram desabrigadas.

Início penoso

Hoje estabilizada, a Universal está presente no país desde 1995 e conta com 17 igrejas, algumas em trabalho de expansão, e vários outros núcleos espalhados de Norte a Sul do território. “Por muitos anos, o trabalho ficou concentrado apenas na capital, porém, no último ano, conseguimos expandir para 9 províncias diferentes, abrangendo ainda mais o auxílio aos aflitos”, informa o Bispo Tiago Lemos de Oliveira, atual responsável pelo trabalho da Universal no país.

Mas o começo do trabalho foi difícil, principalmente no sentido financeiro. O marceneiro Rodelo Salazar Sajul, de 56 anos, é membro da Universal há 20 anos e acompanhou o início. “Mas isso gerava em nós uma revolta que trouxe resultados”.

Ele também acompanhou a expansão dos templos da Igreja pelo país. “Antes, tínhamos apenas um único lugar para levar todos os que precisavam de ajuda. Mas, aos poucos, Deus foi abrindo portas em cidades vizinhas e assim começamos a ver o crescimento da obra nas Filipinas”, conta.

Vida amorosa restaurada

Foram os problemas na vida amorosa que levaram Rodelo (foto ao lado) a conhecer a fé. O casamento era destruído e o relacionamento com sua ex-esposa repleto de brigas. “A situação era tão insuportável que eu preferia morar sozinho no interior, do que conviver com eles devido às brigas constantes”, lembra.

Para fugir da situação, saía com várias mulheres, mas nada o satisfazia completamente. Neste ínterim o casamento também acabou. “Foi quando fui convidado por um amigo para ir à igreja e buscar a ajuda de Deus para resolver meus problemas. Logo que cheguei, me entreguei; larguei as mulheres com quem me relacionava e encontrei a paz por meio do Espírito Santo”, fala.

Sua vida sentimental também foi restaurada e hoje ele está casado e feliz.

Apoio social e conquistas

Os trabalhos sociais encabeçados pela Universal também são um verdadeiro diferencial, com doações, visitas em hospitais, presídios e até cursos profissionalizantes para os detentos. No episódio do tufão de 2009, por exemplo, ela organizou uma grande doação de roupas, água potável, alimentos e produtos de higiene para os mais afetados.

“Nós convocamos todo o povo para trazer as suas doações e preparamos os kits a serem distribuídos”, relembra Rodelo.

Na área da comunicação ela também tem alcançado conquistas como o lançamento semanal da Folha Universal no país e, recentemente, um programa de rádio que vai ao ar de segunda a sexta-feira. “Sabemos que esse passo é muito importante para expandir o nosso alcance às almas e, por isso, a Igreja tem investido pesado na comunicação por meio desses veículos”, diz o Bispo Tiago.

Fonte: Universal