Como é que você se vê?

Existe uma luta interior, que não é de hoje, mas que nos nossos dias se tem vindo cada vez mais a intensificar. Como nos vemos e como os outros nos veem… por vezes, a diferença não é assim tão óbvia

A pressão ideológica para conquistar e manter o “corpo perfeito” é uma das influências que acaba por mudar a forma com que as pessoas se veem. Muitas até acabam por se acharem feias e inadequadas, só por não terem o “corpo da moda”.
É, então, que começam as cirurgias estéticas. Implantes de silicone, liftings, preenchimentos… procedimentos estéticos que se tornam um vício .

Mudar em nome de quê?
A atitude das pessoas que querem um “corpo perfeito” não está baseada em sentirem-se melhor consigo mesmas, mas sim em mostrar algo considerado bonito, ou seja, ser aceite pelos outros. Na tentativa de se adequarem ao que os média ditam em relação ao corpo, cabelo, pele, moda e comportamento, perdem a sua essência e tornam-se cópias.
“As mulheres tendem a pensar que quem não se encaixa no padrão estabelecido não pode ser considerada bonita. E o que fazem? Normalmente, partem para um dos extremos: ou tornam-se escravas dos média, focando no objetivo inatingível de ser perfeita ou desistem de fazer qualquer esforço em prol da sua beleza, ainda que seja mínimo”, afirma a escritora Cristiane Cardoso no seu blogue.

A autoimagem
A opinião de terceiros, através do bullying, faz com que muitas pessoas tenham uma imagem distorcida de si mesmas. E, infelizmente, muitos usam as más experiências que tiveram, o que dizem sobre elas e as dificuldades que enfrentam para formar a sua autoimagem, claramente negativa. Aos que se encontram nessa situação, a solução não está em mudar o exterior, mas o interior. Mudar a forma como você se vê e se trata, compreendendo que você tem um valor inestimável. “Independentemente do que você viveu ou ouviu, não permita que isso lhe defina. Defina-se pelo que Deus acha a seu respeito: ‘Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei” (Isaías 43.4)’”, aconselha Cristiane.