Chantagem online provoca onda de suicídios

Segundo a polícia, os casos de chantagem através de Webcam mais do que duplicaram

Quatro homens britânicos suicidaram-se no ano passado… infelizmente, esta realidade acaba por se tornar mais chocante, porque, segundo a polícia, os suicídios estão ligados ao efeito de “sextortion”.

O número de pessoas a reportarem casos de chantagem online mais do que duplicou, passando de 385 em 2015 para 864 em novembro de 2016. A ANC (Agência de Crime Nacional) acredita, todavia, que os números são muito superiores e “preocupantes” segundo o chefe do conselho desta associação.

“Sextortion” é uma forma de chantagem onde os criminosos utilizam identidades falsas para se tornarem próximos online das suas vítimas e persuadi-las a realizarem atos sexuais diante da webcam. As imagens são então gravadas e depois usadas pelos criminosos que ameaçam partilhá-las com os amigos e família das vítimas, a não ser que as estas cedam às suas exigências.

Quem são as vítimas?

Segundo a estatística, cerca de 95% das vítimas desta prática são homens ou rapazes. Diz-se que as vítimas têm idades entre os 14 e os 82 anos, com a maior incidência situando-se na faixa etária entre  os 21 e os 30, com uma substancial proporção no grupo etário entre os 11 e os 20.

Em outubro, um homem de 31 anos foi acusado de motivar o suicídio do jovem estudante de 17 anos Ronan Hughes, depois do último ter sido induzido a postar imagens íntimas numa rede social. Roy Sinclair da ANC revelou que ainda existem muitos casos por reportar no que toca a este tipo de crimes. “Isto acontece, frequentemente, porque as vítimas se sentem envergonhadas, o que, obviamente, é a reação esperada pelos criminosos para que o seu crime seja bem-sucedido”, disse.

Pensamentos suicidas
Gary e Jimmy são dois jovens que viram as suas vidas virarem do avesso por causa da chantagem online. Aliciados por mulheres que se mostravam interessadas em sites de encontros, não tardou até que as conversas se tornassem mais íntimas, culminando em trocas de imagem ou vídeos de cariz sexual. O passo seguinte foi a tentativa de extorsão por parte dos criminosos e os pensamentos suicidas por parte das vítimas. As redes sociais, família ou amigos seriam os elementos visados, caso as quantias avultadas não fossem pagas. Nenhuma das vítimas cedeu à chantagem, mas enquanto Gary resolveu ir à polícia, Jimmy optou por contar à sua mãe.

O que fazer se estás a ser vítima?
Não entres em pânico – a polícia irá levar o teu caso a sério, sem te julgar.

Não pagues – muitas pessoas que pagaram continuam a receber exigências de dinheiro e, ainda assim, os criminosos postam os vídeos.

Não voltes a comunicar com os criminosos – guarda todas as mensagens, suspende temporiamente as tuas contas nas redes sociais e reporta o incidente ao serviço que utilizas.

Guarda as provas – anota todos os detalhes facultados pelos criminosos e não apagues nenhuma troca de correspondência.

Grupo de apoio – Procura a Força Jovem Universal, onde receberás o apoio e aconselhamento que tanto precisas.

Fonte: NCA website

Artigos relacionados