CANCRO DA MAMA 6 mil novos casos por ano

Em Portugal, 1 em cada 11 mulheres irá ter cancro da mama ao longo da sua vida, por isso, no Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama, a LPCC deixa o apelo “Olhe para Elas, Olhe por Elas”

O cancro da mama tem vindo a aumentar de forma muito significativa nas últimas três ou quatro décadas do século XX, sobretudo nos países desenvolvidos. Sendo a forma de cancro mais frequente entre o sexo feminino, raramente surge antes dos 30 anos, aumenta consideravelmente a partir dos 45 e sobretudo depois dos 60 anos. Representa a principal causa de morte precoce (antes dos 70 anos) nas mulheres em Portugal e cerca de 1.600 são vítimas todos os anos deste grave problema de saúde.

Prevenção. Em outubro, Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama, a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) deixa o apelo,‘Olhe para Elas, Olhe por Elas’, que serve de mote a uma campanha com um objetivo simples, o de sensibilizar as mulheres para a importância de assumirem um papel ativo na luta contra o cancro da mama.

“Sabemos que, no caso do cancro da mama,quando diagnosticado precocemente, cerca de 90% dos casos têm um desfecho positivo. É por isso, muito importante, que as pessoas tenham esta consciência e que, cada vez mais, assumam um papel ativo na sua saúde. Devem informar-se, comparecer aos rastreios e consultar os profissionais de saúde sempre que tiverem alguma dúvida. A mensagem que deixamos, no âmbito desta iniciativa é a de que cuidem de si. Olhem para elas, olhem por elas”, explica o Prof. Dr. Carlos Freire de Oliveira, Secretário Geral da LPCC.

Personalidades como Adelaide Sousa, Lídia Franco, Ricardo Carriço e Vanessa Martins dão a voz a esta mensagem, num vídeo que reforça a importância da informação, rastreio e diagnóstico precoce.

Dia 30 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.