Bragança é a região que regista mais suicídios

Os responsáveis da ULS do Nordeste acreditam que os efeitos do isolamento e do envelhecimento da população colocam Bragança como a região com a maior taxa de suicídios em Portugal

Apesar de as autoridades locais ainda não terem estudos científicos sobre as causas de o distrito de Bragança apresentar, a nível nacional, o maior número de casos de suicídio, estas acreditam que o isolamento e o envelhecimento da população não são estranhos a esta realidade que atinge sobretudo os mais idosos. Para o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, Carlos Vaz, esta é uma área onde é necessário “intervir mais”, porque a região tem “um índice de suicídios superior à média nacional e à média da própria região” Norte.

Isolamento e envelhecimento. “A nossa população é muito mais envelhecida do que o resto da região Norte e do país e o isolamento também é muito”, salientou a coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS Nordeste, Inácia Rosa. Realidade que a médica considera estar a contribuir para que Bragança tenha ultrapassado outras regiões com esta problemática, especialmente o Alentejo, apresentando uma média de “15 casos anuais por 100 mil habitantes, acima da região Norte e da média nacional”.