Autarquias preocupadas com jovens desempregados

Fonte de Imagem: Adobe Stock

O desemprego e o trabalho precário estão entre os principais problemas dos jovens identificados pelos municípios, de acordo com o estudo “Juventude(s): Do Local ao Nacional. Que intervenção?”, efetuado pelo Observatório Permanente da Juventude, do Instituto de Ciências Sociais e Humanas, o qual revela ainda que mais de 90% das autarquias não possui um Plano Municipal de Juventude (PMJ).

Com base num inquérito, ao qual responderam 251 dos 308 municípios do continente, da Madeira e dos Açores, os investigadores fizeram um levantamento exaustivo das políticas municipais de juventude e do que mais as preocupa. Quando questionados sobre os principais problemas dos jovens, 3 em cada 4 municípios apontou o desemprego. Tendo o trabalho precário entre os jovens sido identificado como outro dos grandes problemas por quase metade das autarquias.

Apesar destes problemas, 9 em cada 10 municípios não possuem um PMJ, sendo os três grandes motivos apontados para a sua não existência o não ser considerado uma prioridade pelas autarquias, o plano ainda estar em preparação ou em estudo ou a simples falta de recursos. Para além disso, a maioria dos municípios (59,4%) não tem um orçamento específico para a área da juventude e somente 68,5% possui um Conselho Municipal de Juventude, isto, um órgão consultivo específico para políticas de juventude.

Apesar da visível e crescente preocupação da sociedade com a juventude e os seus problemas, pouco ou nada tem sido efetivamente feito para ajudar a solucionar as problemáticas desta faixa etária, sobretudo a nível laboral e profissional. Por vezes, quando acabam os estudos, os jovens veem-se perdidos sem saber o que fazer a seguir, já que o mercado de trabalho lhes oferece poucas e apelativas oportunidades atualmente. Por isso, há quem se acabe por perder pelos maus caminhos da vida ou por fazer opções menos corretas. Se és jovem vem fazer parte da Força Jovem Universal, pois aqui poderás descobrir a direção certa a dar à tua vida! Vem fazer amigos, participar em atividades saudáveis e ser aconselhado sobre qual o melhor rumo a seguir no teu futuro!

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: 24.sapo.pt

Artigos relacionados