A vitória exige valentia

Deus disse para Josué ser forte, valente e corajoso para que o povo de Israel pudesse entrar na Terra Prometida.

O Senhor Jesus afirmou que para vereemos um valente devemos ser mais valentes que ele. Quando citamos a palavra VALENTE, os valentes de Davi não podem ser ignorados e com eles aprendemos o que é ser valente na prática:

O LÍDER:

Davi reuniu homens endividados, amargurados de espírito e capaci­tou-os, treinou-os, transformando-os assim nos seus valentes. Liderança não é uma posição, mas uma condição. O líder sabe trabalhar com o que tem na mão, claro que tendo oportunidade ele busca inovar, aprender e melhorar as condições mas sabe que não chegará a lugar algum se vive lamentando-se pela falta de recursos melhores, material humano, incentivo, etc … O líder multiplica o que têm, aperfeiçoa o que é falho, faz do limão uma limonada.

2 – PROMOVA UNIDADE:

Não era “O valente de Davi”, mas “Os valentes”. Uma pessoa valente sabe o seu valor, por isso não é inseguro, não promove divisão, não tem que prejudicar alguém para firmar-se, rebaixar alguém para sentir-se superior, não fala mal de alguém para dar-se bem onde trabalha. O valente promove a uni­dade: no trabalho, em casa, na empresa, na igreja. A casa dividida não subsiste, at­ravés do Congresso muitas vidas mudaram, mas se nos separamos, isolamos, dividi­mos o que é feito durante o todo o Congresso, quer dizer se a pessoa pratica uma parte, mas não a outra, crê numa parte, mas despreza a outra, não vai funcionar. O Congresso é um todo, assim como uma empresa, loja, equipe de trabalho. Se não houver unidade não permanece, não prevalece.

3 – SEJA PROATIVO:

Quando Davi suspirou pela água do poço de Belém, ele não precisou nem falar, muito menos repetir, eles enfrentaram os riscos de cruzar o aca­mpamento inimigo, a distância, e trouxeram-lhe aquela água. Não espere por nin­guém, não adie o que sabe que tem que fazer, não imite a postura dos outros fun­cionários que fogem do trabalho, da responsabilidade. Não espera o patrão pedir, o cliente lembrar, o gerente sugerir, peça sempre direção a Deus para estar um passo a frente, seja proativo.

O MAIOR VALENTE é aquele que vence a si mesmo, não apenas diante dos homens, mas também diante de Deus, para reconhecer os seus erros, pedir perdão, mudar, dominar-se, priorizar o Espírito e não a carne, o céu e não a terra:

“Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina seu espírito do que o que toma uma cidade.” Pv 76:32

Artigos relacionados