A terceira maior causa de absentismo laboral

Mais de 700 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de distúrbio a nível mental, que as incapacita até para trabalhar

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os distúrbios mentais representam 13% das doenças existentes a nível mundial, sendo tão incapacitantes que se tornaram, nos últimos quatro anos, a terceira maior causa de absentismo laboral.
Apesar de serem considerados problemas relacionados com a mente, estes também estão intimamente ligados às emoções de cada paciente. “O excesso de estímulos que este recebe durante a apresentação de um ou mais sintomas causa uma desordem no seu interior, que leva ao adoecimento da alma. Por isso, podem ser considerados como ‘doenças da alma’”, esclareceu a neuropsicóloga Salete Fredmann ao jornal Folha Universal.

A ALMA. As doenças da alma podem ainda originar outros problemas de saúde, pois segundo o cardiologista João Vicente da Silveira referiu ao mesmo órgão de comunicação, muitos distúrbios estão associados a doenças cardiovasculares. “Ansiedade, bipolaridade e depressão, por exemplo, estão ligadas a problemas como arritmias, enfarte, insuficiência cardíaca, morte súbita e acidente vascular cerebral. Elas também facilitam o aparecimento de diabetes, que é um grande fator de risco de enfarte agudo do miocárdio”, explicou o especialista ainda ao jornal em questão.

DEPRESSÃO. Considerada atualmente uma epidemia mundial, a depressão atinge mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a OMS. Os depressivos apresentam, normalmente, sentimentos de culpa, desânimo e cansaço extremos, falta de concentração e sensação de inutilidade. Para além disso, têm alterações no apetite, no sono e na psicomotricidade (maior lentidão ou agitação). Segundo a psicanalista Margareth Novaes Sabre explicou à Folha, a depressão é diferente da tristeza profunda. “A tristeza é ligada a um acontecimento. Já a depressão não depende apenas de um único motivo: tudo o que a pessoa faz é sofrido para ela. O vazio que ela sente na alma é constante.”

ANSIEDADE. A sensação de ansiedade é uma reação normal do corpo diante de alguma situação de ameaça, tornando-se um distúrbio devido à intensidade e à frequência. “Uma pessoa, por exemplo, pode ter tanto medo de falar em público, que toda a vez que faz isso fica com tremores, com taquicardia, falta de ar, etc. Se a incapacita a esse ponto e afeta a sua rotina, trata-se de um transtorno”, descreveu a especialista ao jornal.

Fonte: Folha Universal