A importância de ter alguém com quem desabafar

A solidão devido ao isolamento social durante a quarentena tem causado uma enorme pressão psicológica em milhares de pessoas

O impacto psicológico provocado pela pandemia do novo coronavírus tem agido como uma avalanche na vida de muitas pessoas. Seja devido ao stress provocado pelos média ou pelas dificuldades de convívio encontradas durante o isolamento, o certo é que a saúde mental tem vindo a precisar de uma atenção extra.

Saúde mental em tempos de pandemia

Para quem está confinado em casa, os psicólogos explicam que uma das dificuldades é lidar com o sentimento de improdutividade associado à perceção da existência de um “tempo livre”. “Existe a cobrança de estar em movimento e isso torna-se grave à medida que surgem sentimentos de comparação em relação ao outro, causando ansiedade e acentuando casos de depressão e estados melancólicos”, explica a psicóloga clínica Beatriz Moreira ao R7.

Já para as pessoas que trabalham nos chamados serviços essenciais, a parte emocional pode ser afetada pelo medo da exposição e, consequentemente, da propagação do vírus entre os familiares.

Linha SOS no combate à solidão

É por este motivo que a Linha SOS ESPIRITUAL 24H ganhou uma importância ainda maior durante o período de quarentena. Pessoas que possuem transtornos ansiosos e que, por isso, requerem paciência e compreensão no trato, em tempos como os que vivemos, exigem uma atenção redobrada.

Tem que existir flexibilidade ao lidar com as mudanças de humor, vontade de desabafar e manifestações de desespero. Para isso, esta linha de atendimento gratuito conta com a participação voluntária de vários conselheiros, prontos para atender e ajudar a todos os que tomam a iniciativa de ligar.

Ligue agora! LINHA SOS ESPIRITUAL 24H 218 368 008 – Estamos aqui para ajudá-lo!

Artigos relacionados