5 lições da Bíblia contra os pensamentos negativos

Bispo Macedo exalta o Evangelho para encorajar em época de crise

“O pensamento é como o leme de navio. Um mínimo de inclinação já é suficiente para desviá-lo da rota”. Quem explica é o bispo Edir Macedo, no seu blogue pessoal. “Quando sujeitamos o raciocínio aos pensamentos do Criador – fé bíblica – estabelecemos a rota segura para o destino feliz.”

Entretanto, nem todos mantêm a sua mente alinhada com os pensamentos de Deus. Especialmente em períodos difíceis, como durante a pandemia COVID-19, aqueles que não estão na fé têm a mente dominada por pensamentos negativos. Esses desviam-se do caminho da Salvação.

Por isso, trazemos 5 versículos que lhe mostram importância de manter o pensamento em Deus.

1- Se há algum valor, nisso pensai

A Bíblia é bastante clara a respeito do que deve ocupar a mente do homem:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipenses 4.8)

O bispo Macedo utiliza esse versículo para lembrar que “quando penso e pratico os pensamentos do Eterno, desprezo ideias, conselhos e pensamentos fúteis e vazios deste mundo; elimino dúvidas e medos de fracassos. Há segurança, há certeza no meu caminhar (navio), com ou sem tribulações (tempestades) porque não dependo do que sinto ou deixo de sentir, mas do que está escrito. As promessas do Todo-Poderoso me garantem chegar ao porto seguro.”

Dessa forma, “tudo o que é falso, tudo o que é desrespeitável, tudo o que é injusto, tudo o que é impuro, tudo o que é odioso, tudo o que é de má fama, se alguma desonra há e se alguma depreciação existe, seja isso expulso do seu pensamento”.

2 – Resisti ao diabo

“A exemplo de Deus, o diabo também trabalha com a palavra. Palavra ou pensamentos de dúvida que geram medos e preocupações. Diante disso, o sistema emocional é abalado e as atitudes seguintes são sempre comprometedoras.  E é justamente essa a química do inferno para matar, roubar e destruir”.

Ou seja: resistir aos maus pensamentos é resistir ao próprio diabo. E é isso o que a Bíblia orienta a fazer:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4.8)

3 – Seja firme

A resistência ao diabo, porém, não pode ser feita com dúvida. É preciso ter firmeza, como o próprio Senhor Jesus exemplificou:

“Mas Ele, virando-Se, e olhando para os Seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de Mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens”. (Marcos 8.33)

O bispo Macedo usa esse versículo para explicar que “não é possível andar no Espírito e com medo ao mesmo tempo. Por isso, a necessidade de estar sempre a repreender os pensamentos negativos”.

Ele explica que essa reação deve ter a autoridade do Senhor: “Não pense que maus pensamentos vão embora por si mesmos. É preciso confrontá-los, repreendê-los, resisti-los com a autoridade do Nome de Jesus”.

4 – Tema apenas a Quem merece temor

Outra mensagem de destaque no blogue do bispo é sobre o direcionamento do temor do homem.  É explicado: “Por falta de dar ouvido à Palavra (Voz) de Deus, surgem então outras palavras (vozes), e com elas vem o medo da crise, de perder o trabalho, o casamento, o ente querido, a saúde por causa de enfermidades contagiosas, etc.”

Mas o homem não deve temer esses maus pensamentos causados pelo diabo. “Mas, na verdade, deveríamos temer apenas ao Senhor”.

“Tema toda a terra ao Senhor; temam-nO todos os moradores do mundo.” (Salmos 33.8)

5 – Tome posse

Por fim, o bispo Macedo também salienta que quem serve a Deus tem não só a força para resistir aos pensamentos negativos infernais, mas também tem a Voz de Deus para ser encorajado. Dessa forma, deve seguir adiante e sem medo:

“E, então, vá fundo, sem medo. Essa batalha com a dúvida é travada no íntimo e é justamente aí que se define a vitória. Isso é combater o bom combate da fé para se tomar posse, não apenas da vida de qualidade, mas, sobretudo, da vida eterna”.

“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1 Timóteo 6.12)

Conheça a Universal mais perto de si.

Fonte: Universal.org

Artigos relacionados