5 dicas para se tornar um verdadeiro líder

Desenvolva habilidades de liderança para fazer a diferença em todos os aspectos da sua vida

A maioria das pessoas quer ser líder, ser referência no que faz e ter sucesso. Veja abaixo dicas práticas para desenvolver isso.

  • O líder pensa grande:

Sucesso não combina com mente pequena. A pessoa que quer ser líder deve ter uma mente aberta, desbloqueada. Infelizmente, a maioria tem mente pequena e é por isso que não enxerga a quantidade enorme de oportunidades existentes no mercado. Já a pessoa que tem a mente desbloqueada consegue enxergar as lacunas do mercado e se posicionar da melhor maneira possível para crescer.

  • Ele vê os problemas como oportunidades:

Ele não fica reclamando, criticando ou se lamentando. Pelo contrário: o líder de sucesso é forte, perseverante e sabe que cada novo problema é uma nova oportunidade e vai construindo sua vida em cima delas.

  • É humilde:

Os humildes lideram melhor, ajudam na integração da equipe, criando um ambiente mais agradável e produtivo em todos os níveis. Uma pessoa bem-sucedida sabe que não é melhor do que ninguém e que tem muito a aprender. Ela também não tem medo de mudar, não se agarra ao “esse é o meu jeito” e está sempre aberta para melhorar. Já uma pessoa arrogante pode até ser rica, mas nunca terá o verdadeiro sucesso. Lembre-se: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”,  Tiago 4.6.

Entretanto, sucesso é muito mais do que ganhar dinheiro ou ter um título de destaque. 

  • Não é egoísta:

“Quando aprender, ensine. Quando tiver, dê”. Esse é um dos maiores segredos das pessoas de sucesso. Nosso mundo é extremamente competitivo, então, as pessoas são incentivadas a reter. Elas retêm conhecimento, dinheiro, tempo, atenção… e quando dão, logo cobram daquele que recebeu. Porém, não existe sucesso sem doação e sem sacrifício. Os melhores líderes vivem para servir, tudo o que é colocado em suas mãos prospera, pois ele é dedicado e persevera. Ele se doa pelo prazer em ajudar, fazer o que é certo e não tem medo de abrir mão de alguma coisa por outra maior.

  • É determinado e não aceita um não como resposta:

Saia da zona de conforto, use seu tempo livre para pensar em estratégias de como ganhar dinheiro e coloque-as em prática. Se a primeira ideia não der certo, vá para a segunda. Se essa também falhar, vá para a terceira. Você só não pode entregar os pontos. Dessa forma, você toma as rédeas do seu próprio destino e, com o direcionamento dado por Deus, conseguirá escolher os melhores caminhos. Não depende mais de sorte ou do acaso, mas da sua fé, da sua certeza, do seu trabalho e da sua confiança. Aí, sim, tem condições de ter sucesso em qualquer área em que se dispuser a trabalhar.

*Dicas retiradas do livro “50 tons para o sucesso“.

Participe das palestras do Congresso para o Sucesso para aprender mais sobre o sucesso em todos os aspectos. 

Fonte: Universal.org