1 em cada 3 crianças tem peso a mais

Imagem: Adobe Stock

A OMS fala numa das maiores epidemias deste século, com perda de anos de vida, doenças graves em idade precoce e custos elevados para os serviços de saúde, com mais de mil milhões de euros por ano só em Portugal

1 em cada 10 jovens, entre os 5 e os 17 anos, e 1 em cada 3 crianças são obesos ou têm excesso de peso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, 28,5% das crianças, entre os 2 e os 10 anos, apresentam excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas, segundo os resultados do mais recente estudo divulgado pela APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) que analisou 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016/2017.

Doenças graves

Uma criança obesa corre o risco de vir a sofrer de sérios problemas de saúde durante a sua adolescência e na idade adulta, tendo maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e diversos tipos de cancro.

Problemas sociais e psicológicos

As crianças obesas estão mais sujeitas a serem vítimas de bullying e outros tipos de discriminação, o que poderá trazer consequências diretas para a sua auto-estima e uma quebra do seu rendimento escolar. Se não receberem apoio especializado poderão vir a sofrer ainda de depressão ou de outras doenças do foro psicológico quando atingirem a idade adulta.

Proteção

Cabe, então, aos pais o papel de protegerem os filhos dessa epidemia que lhes pode trazer problemas de saúde graves para a vida adulta, incentivando-os a adotarem uma dieta saudável, a praticarem exercício físico e dando eles próprios o exemplo. Para além disso, e ainda mais importante, há que como pai explicar ao filho que o corpo é onde o Espírito Santo deverá habitar, portanto, deverá ser um espaço cuidado e saudável.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6.19-20).

Artigos relacionados